segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fração

             Nossa aula de sexta-feira 13 nada teve de azar (como dizem)! Foi deliciosa e com sabor de quero mais!
             Maria Eduarda e sua mãe Beatriz continuam nos ajudando a entender o que é fração de uma forma bem prazerosa!
           Agora com um delicioso bolo de cenoura redondo, coberto por uma extraordinária camada de chocolate!



          
 Para pensar e responder:     

Vou dividir esse bolo em 4 pedaços iguais.
Cada pedaço representa uma fração do inteiro ou uma fração de quantidade?

Para quem respondeu que representa uma fração do inteiro, acertou!
Temos um bolo dividido em pedaços iguais.

Cada pedaço representa 1/4 do bolo.




Agora cada um quarto será dividido ao meio.
Quantos pedaços teremos?


Teremos 8 pedaços.
Que fração do inteiro representa agora cada pedaço? 1/8
Se escolher 3 alunos e der um pedaço para cada um, que fração representa o que darei?  3/8
Que fração representa o que sobrará? 5/8
Se a fração for 7/8, o que isto significa? Que dei 7 pedaços dos 8 que tinha.









E se agora eu pegar cada oitavo e dividir ao meio, que fração cada pedaço será do inteiro?

         1/16




Agora vou distribuir 10 pedaços. Que fração representa o que sobrou? 6/16
Que fração representa o que distribuí? 10/16



Nossa turma tem 21 alunos. Contando com a mediadora e eu, somos ao todo 23 pessoas. O que posso fazer para ter fatias suficientes para todos, de maneira que todos os pedaços sejam iguais?
Pegar cada um dos dezesseis pedaços e dividir ao meio. Assim ficaremos com 32 pedaços.
Que fração representa agora cada pedaço? 1/32
Se cada um de nós receber um pedaço, quantos pedaços sobrarão? 9
Que fração representa isso que sobrou? 9/32
Que fração do bolo foi distribuída? 23/32
Que fração representa o bolo todo? 32/32
  

      Trabalhando com o lúdico, o aluno consegue visualizar o que está sendo feito, facilitando assim o seu processo de aprendizagem.
       Dessa forma vai processando as informações e sistematizando o conteúdo trabalhado.
    Uma vez compreendidos e internalizados os conceitos, facilmente o aluno passa para a etapa seguinte que é a aplicação do que foi apreendido, passando para a abstração e generalização.
       E se alguém precisar de mais atividades para compreender, é só usar a criatividade!

Depois disso tudo, veio a hora de saborear o bolo! Momento muito esperado!!!!!!!!!

                                                   





Novamente nossa aula foi um sucesso e meus queridos alunos tiveram a oportunidade de demonstrar o que compreenderam sobre fração.
Dessa forma retomei todos os conceitos trabalhados e pude perceber o que foi compreendido, por quem foi e onde era preciso retomar. Ou seja,uma avaliação do processo para o planejamento das aulas seguintes.




2 comentários: