Maria Eduarda trouxe bolinhos maravilhosos para nossa aula de fração continuar!!!!!!
Foram ao todo 35 bolinhos, arrumados de diferentes maneiras pelas 2 bandejas e a caixa de papelão. A quantidade de bolinhos foi variando e o número de locais onde foram arrumados também.
A primeira pergunta feita foi se estávamos trabalhando fração do inteiro ou de quantidade. A resposta tinha que ser justificada.
Depois fui variando a quantidade de bolinhos e a arrumação:
- 21 bolinhos igualmente distribuídos por 3 bandejas - 2/3 foi comido na festa
Quantos foram comidos?
Que fração sobrou? Quantos bolinhos sobraram?
- 30 bolinhos arrumados igualmente entre 2 bandejas
Quanto é 1/2 desses bolinhos?
- Se eu tivesse 7 bandejas, quantos bolinhos dos 35 poderia colocar em cada uma?
Que fração representa os bolinhos de cada bandeja?
Se 2/7 fossem dados para o 4º B e 1/7 para o 4º A, que fração sobraria para comermos?
Quantos bolinhos cada turma comeria?
Dessa forma, as dúvidas foram aparecendo e para que fossem sendo sanadas, novas situações foram sendo criadas.
Fazer e registrar, vai organizando o pensamento matemático da criança.
As perguntas também vão provocando situações de desequilíbrio que vão exigindo que a criança acesse as informações que possui, estabeleça relações e responda ao que está sendo perguntado.
Depois veio o momento tão esperado: saborear o delicioso bolinho feito por Beatriz, mãe da Maria Eduarda!
Obrigada Maria Eduarda e Beatriz! Nossa aula foi um sucesso!
Achei o trabalho de fração legal e saboroso porque fizemos frações com os cupcakes e depois comemos os cupcakes!
ResponderExcluirARTHUR
Aprender e saborear...Nada mais gostoso!!!!
Excluiressa aula foi a mais gostosa do mundo , eu achei uma aula com muito sabor
ResponderExcluirTem razão, muito sabor mesmo!!!!
Excluiradorei o bolinho estava uma delicia ( :
ResponderExcluirConcordo plenamente!
ExcluirAdorei essa aula além de muito gostosa muito boas para retirar as dúvidas .
ResponderExcluirQue bom que tirou suas dúvidas!
Excluir