Jogo de fração
Descobrindo pedaços do mesmo tamanho, combinando frações.
São as famosas frações equivalentes, iguais.
É necessário que a criança veja, compare, coloque por cima para poder perceber a igualdade ou a desigualdade.
Assim, através da imaginação, vão elaborando histórias e situações para representar o que estão fazendo e vão construindo o conceito matemático de igualdade entre as frações.
É interessante ouvir o que falam enquanto fazem o trabalho:
"Peguei metade de uma torta dividida em 2 pedaços iguais."
"A minha torta é igual a sua, mas está dividida em 4 pedaços iguais."
"Você vai ter que comer 2 pedaços para comer o que eu comi."
"Então eu vou comer mais."
"Não, o seu pedaço é menor que o meu. Por isso você tem que comer mais pedaços para chegar no tamanho do meu."
"Essa combinação não serve, juntando os pedaços você vai ter mais do que eu."
"Ficou menor, assim não forma o pedaço do mesmo tamanho"
Dessa forma, no lúdico, os alunos vão aprendendo a estabelecer relações entre as frações: as que são maiores, as menores e as que são iguais.
Uma vez entendido, a formalização vem naturalmente e o uso da linguagem matemática fica fácil de ser utilizada.
Obrigado Aída, por colocar esse jogo dos cartões no blog.Adoro o jogo dos cartões!
ResponderExcluirARTHUR
Muito bom mesmo!
Excluiradorei o trabalho porque era de mat.( :
ResponderExcluirSerá que você se formará em Matemática?
ExcluirEu adorei o jogo dos cartões aida,me ajudou a entender algumas coisas
ResponderExcluir