Imagem


Passeio aula à Fortaleza de São João

















































Divisão da cidade do Rio de Janeiro em zonas


Rio, 4/04/2017


     A partir do nosso estudo sobre a água, que começou com o Rio Rainha que passa por dentro da nossa escola, aprendemos que a água chega em um reservatório para ser tratada e limpa antes de chegar em nossas casas. 
      Ao chegar em nossas residências, ainda precisa ser filtrada antes de ser consumida.
      O que o filtro faz?
    Fomos então para o laboratório da nossa escola para que um filtro fosse construído e assim os alunos pudessem visualizar o que acontecia. 

Construção de um filtro para águas poluídas no laboratório

Foram colocados dois tipos de camadas:                                                                         
camadas grossas: cascalho (pedrinhas), areia e carvão

camadas finas: algodão e gaze                           

                           
                        Depois mexeram a água suja produzida com restos de papel, cascas e ponta de lápis.       


                                                         




                                              A água suja foi colocada no filtro para ser filtrada:
                             


   
                                      Ficam as impurezas e a água escoa para o recipiente.









Rio, 27/03/2017
         O tema da nossa aula de Geografia foi pontos de referência. Depois de conversarmos sobre o que isso significava e chegarmos à conclusão de que são elementos que nos orientam nos diferentes lugares que estamos, partimos para uma atividade de campo.  
      Os alunos do terceiro ano fizeram um passeio pelo bairro da Gávea para observar pontos de referência. Durante o percurso fomos descobrindo juntos o que poderia servir como orientação para quem quisesse chegar até o nosso Colégio Teresiano. 
         Na caminhada foram percebendo que havia muitos pontos que poderiam servir como referência. Diante de tantas informações, fomos selecionando aqueles que realmente chamariam a atenção de quem estivesse a procura do colégio. 
        Descemos até a Praça Santos Dumont e vimos onde a rua Marquês de São Vicente começava. Destacamos dois pontos de referência para marcar esse início: supermercado Zona Sul e a própria praça.
       Durante a descida e a subida fomos observando também a numeração das moradias, escolas, universidade e casas comerciais. Perceberam que de um lado só havia números ímpares e do outro números pares. Notaram também que ao descer, os números iam diminuindo e ao subir, aumentavam. E um aluno falou:"ordem crescente e decrescente."
          Analisamos as placas de ônibus e as que davam informações sobre o local. Logo falaram que as informações ajudavam aos turistas e a quem não conhecesse bem o lugar.
         Além de tantos aprendizados, nos reunimos com as duas turmas para  lanchar na praça. Depois  ficaram brincando de forma descontraída e integrada.
           Que dia especial e muito gostoso!!!!   
               

                            


                             


                               




            





                                


                                 

                                       



























  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



           Rio, 22/07/2016

                  Tarde maravilhosa com a autora e ilustradora do livro O diário de Pilar na África.
                  Risos, surpresas e descobertas!  
                  Flávia Lins e Silva (autora) e Joana Penna (ex aluna do colégio e ilustradora) bateram um papo animado com os alunos do 4º ano, transformando a tarde num caloroso encontro de amigos! Muitas perguntas sobre Pilar, curiosidades, seus próximos destinos...
                 Agora é só aguardar a próxima viagem de Pilar que, pelo visto, vai ser lá pelas bandas do oriente!




















                                                                      


                                        




                           





Rio, 14/07/2016

      Recebemos a ilustre visita do Bruno, pai do João Tosta do 4º ano A. Ele, que faz parte do comitê de organização dos Jogos Olímpicos, veio mostrar a tocha olímpica para nossos alunos e falar sobre espírito esportivo e força de vontade.
       Os alunos ficaram emocionados!!!!

 










Rio, 09/07/2016

Abertura dos jogos internos do Colégio Teresiano



Rio, 06/07/2016 
Visita à Fortaleza de São João

           Localizada no bairro da Urca, no morro Cara de Cão, foi aí que começou a fundação da nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
          Entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, chegou Estácio de Sá, a mando do rei de Portugal, para expulsar os franceses que aqui estavam e colonizar definitivamente nossas terras fundando nossa cidade.
           Os alunos do 4º ano puderam "viver" de perto essa história, voltando ao tempo!


                                       


                                      

                                      

                                               

                                             
                                   
                                                  

                                   

                                   

                                  

                                    

                                      

                                                

                                      

                                        

                                       

                                      

                                       

                                      

                                      

                                      

                                     

                                     

Rio, 29/06/2016
Eixo de simetria

 A dobradura é uma excelente maneira de encontrar os eixos de simetria e o uso de espelhos também.


              



 



                 
















Rio, 31/05/2016 - Aula invertida - Medidas de comprimento


                        Vamos descobrir o que acontece se medirmos objetos com palmos e pés.





                    Os tamanhos de mãos são diferentes, logo medir com palmos pode apresentar diferenças nas medidas.



Pés também existem de diferentes tamanhos. Portanto as medidas também podem ser diferentes.


Que confusão!!!

Conclusão: Dessa forma as medidas não são exatas, precisas. 
                      Por isso foram inventados instrumentos para serem usados por todos, possibilitando assim maior precisão na medida informada.
                     Fita métrica: Como usá-la? De que é formada?










Anotando as medidas encontradas:


Conclusão: Maior precisão!

Registro e ampliação no caderno:



Rio, 30/05/2016 - Trabalho de rotação por estações de Ciências
O corpo em movimento 

Estação 1Vídeos sobre músculos, ossos e articulações.












Estação 2:  Observar o esqueleto grande e montar o pequeno. 
Hora de manusear e visualizar o que foi visto e lido.
Montagem de um esqueleto miniatura a partir do grande.














Estação 3: Google Forms
                                Consultando três sites sugeridos no blog, responder o questionário.
.






                                              Estação 4Pesquisa no livro O corpo humano - Larrousse                 Pesquisar  5 informações que ajudem a responder a pergunta abaixo e escrever no caderno de Ciências. 
                                            Como o corpo humano se movimenta?


                   






Rio, 18/05/2016 - Trabalho de Língua Portuguesa - Biografia 
         Usando o Prezie, no laboratório de mídia, pesquisa sobre a vida de alguns escritores de poemas.

















Dia 17/05/2016
 Antes de montar o algoritmo é importante compreender o processo da divisão.

96 : 3

 1º passo: Representar a quantidade a ser distribuída com o material dourado.
                     2º passo: Essa quantidade será distribuída igualmente por 3 grupos.
                     3º passo: Começar a distribuição pelas dezenas (9).


                                                         Cada grupo fica com 3 dezenas.


                   4º passo:Todas as dezenas são distribuídas. Inicia-se então a distribuição das unidades (6).


                           Cada grupo recebe 2 unidades, Todas as unidades são distribuídas.


                                                        Logo, cada grupo ficou com 32.


246 : 2

A distribuição é iniciada pela centena.
                                                        2 centenas : 2 = 1centena para cada um.




                   Todas as centenas são distribuídas. Então parte-se para a distribuição das dezenas.

                                                   4 dezenas : 2 = 2 dezenas para cada um.



                                 Todas a dezenas são distribuídas. Distribui-se então as unidades.

                                                      4 unidades : 2 = 2 unidades para cada um

                                                         Cada grupo ficou com 2 unidades. 
                                                        Logo, cada grupo ficou no final com 123.



61 : 4


                                                         Distribuindo as dezenas (6)

                                                                       6 : 4 = 1

                                                         Cada um recebe 1 dezena.


            Como havia 6 dezenas e só 4 foram distribuídas, sobraram 2 dezenas que são trocadas por 20 unidades.
            Juntando com 1 unidade que já tinha, ficamos com 21 unidades para serem distribuídas por 4.
                                           




                                                                      20 : 4 = 5
                                                          5 unidades para cada um


                                                                       4 X 5 = 20
                                Tínhamos 21 unidades para distribuir, mas só foram distribuídas 20.
                                                                        21 - 20 = 1        
                                                                   Restou 1 unidade


Cada um recebeu 15 e sobrou 1.

Logo, 61 : 4 = 15 e ainda resta 1 unidade




                                            Dia 13/05/2016 - Treinando as tabuadas
                                                                Muito divertido!









     
Dia 05/05/2016  
Fiocruz -  Um lugar mágico e instigante. 

  Descobertas incríveis na visita à Fiocruz


                       Os alunos do 4º ano tiveram uma tarde de descobertas e vivências na Fundação Osvaldo Cruz/ Fiocruz.

Tudo começou com uma saída de trenzinho para chegarmos ao borboletário!


       A visita ao borboletário encantou a todos, até mesmo àqueles que, a princípio, estavam receosos com tamanha proximidade. Viram várias espécies de borboletas, como elas se alimentam, seus ovinhos.

 Besouro enorme na entrada do borboletário. 

Apreciando as borboletas! Muito cuidado e silêncio, pois estamos "invadindo" seu habitat.




       
 
 
Você sabia que borboleta se alimenta de banana e laranja?




 

                                                               
                                                                         Museu da Vida


                     Puderam manusear microscópios, ver ao vivo e a cores partes de tecidos, células, bactérias numa gota d'água... Conheceram um pouco sobre a evolução dos estudos sobre a visão, seus pesquisadores e suas descobertas. Viveram uma experiência divertida com cores e luz na sala escura, que os deixou eufóricos e apreensivos. Chegaram até a confeccionar uma célula, que os deixou entusiasmados por saberem cada passo que a monitora ia perguntando para eles. 


                                             Cientistas famosos - Entrada do Museu da Vida


                                                               
 




 



Células - Visualizando o que aprendemos em aula.



 

Construindo uma célula



                                                           Célula gigante na área externa





  





Comemorando os aniversariantes do mês de abril!!!!

       Ki-doguinho, brigadeiros, cookies, um bolo formigueiro delicioso  e muito suco!
       Tudo estava uma delícia!!









Dia 26/04/2016  -  Operação da divisão
Distribuindo em partes iguais











Dia 18/04/2016 - Tralhando com o gênero textual Poema na biblioteca
Momento de muita descontração!















Dia 18/04/2016 - Avaliação processual sobre fontes históricas - Googleforms











Dia 8/04/2016 -   ábaco
1ª etapa: Representação da quantidade pedida.
2ª etapa: Subtração com reserva - Desmanchando (desagrupando, desfazendo) para retirar o que foi pedido.
3ª etapa: Com o que sobrou, trabalhar ordens, classes, valores relativo e absoluto.










Dia 8/04/2016 -  Construindo a dezena de milhar com 10 unidades de milhar






Dia 5/04/2016 - Explorando a plataforma do Zigotybody
Localizando os principais órgãos do corpo humano



























Dia 1/04/2016 - Ampliando nossos conhecimentos sobre a circulação sanguínea com a ajuda de uma mãe de aluna do 4º ano A









Jogo das Três Linhas - ampliação do trabalho sobre texto instrucional





















Jogo do G e do J











Pesquisa sobre produtos agrícolas

           Aprendemos que os produtos agrícolas são aqueles que vêm da terra, de uma plantação.
           A atividade é chamada de agricultura.
































Um comentário:

  1. Oi Aída, eu queria que você colocasse as fotos do nosso passeio para o Museu do Amanhã e Pequena Africa.

    ResponderExcluir