Transformação química por oxidação
Aprendemos que:
O gás oxigênio do ar pode causar transformações nos alimentos e em materiais. Ao entrar em contato com a superfície de ambos, uma reação química acontece. Essa reação química é chamada de oxidação.
No caso da maçã isso foi comprovado cortando-a ao meio e colocando na superfície de uma das suas metades o limão.
Maçã cortada com faca ao meio.
Nessa metade o limão forma uma camada protetora.
Observando a reação química do oxigênio do ar ao entrar em contato com a superfície da maçã sem limão.
⎝
Na metade do lado esquerdo (sem limão) a superfície da maçã começa a escurecer.
Atenção!!!!
Não devemos deixar qualquer alimento em contato direto com o oxigênio para evitar assim, que ele sofra modificações das suas propriedades pela ação desse gás, ou seja, a oxidação.
A ferrugem
As imagens a seguir são de objetos de ferro. Quando o ferro reagem com o oxigênio presente no ar ou na água, transforma-se em outra substância chamada ferrugem. Muitos objetos têm a sua superfície danificada pela ação da ferrugem.
Você já ouviu alguém dizer que o objeto foi comido pela ferrugem? Quando isso acontece aparecem furos na superfície do objeto e não somente a cor avermelhada.
Então, se ver cor avermelhada em algum objeto de ferro, fique atento pois isso quer dizer que a oxidação está acontecendo, ou seja, o objeto está ficando enferrujado e danificado.
Tanto a ferrugem quanto o escurecimento da maçã são reações químicas irreversíveis por oxidação.
Fique atento e tome os cuidados necessários para impedir o contato do oxigênio com alimentos ou objetos. Esse contato pode ser fatal!!!
Transformação química por decomposição
No laboratório de física observamos o bolor que pode parecer nos alimentos.
Ele é proveniente da ação de bactérias e fungos que se alimentam dos nutrientes dos alimentos, modificando suas propriedades. Esses microrganismos são altamente
perigosos e podem causar danos à nossa saúde. Por isso, sempre que percebermos
bolor em algum alimento, nunca devemos ingerí-lo.
A umidade elevada e as altas temperaturas são as grandes
vilãs para os alimentos. Esses fatores auxiliam na formação do bolor e
consequentemente na degradação, ou seja, na modificação das suas propriedades.
Na parte onde está o bolor a laranja está mole, em decomposição, podre e com cheiro desagradável.
Imagem do bolor visto no microscópio.
O pão de forma foi colocado no recipiente de vidro mais tempo que o pão francês. Mas se você reparar foi no pão francês que as bactérias agiram com mais rapidez resultando no surgimento do bolor. Por quê?
Lembra-se do nosso estudo sobre as substâncias químicas acrescentadas aos alimentos para que tenham mais durabilidade? Estou falando dos conservantes, estabilizantes, emulsificantes e dos acidulantes.
Qual dos pães possui na sua composição esses produtos químicos? O mofo é a prova disso.
O pão francês nosso de cada dia não tem conservantes e outros produtos adicionados para aumentar sua validade. Basicamente leva farinha, água, sal e nada mais. Se você é observador já reparou que após mais ou menos duas horas o pão francês já não é mais o mesmo em termos de crocância, aspecto e umidade do miolo. Ele resseca rapidamente.
Já o pão de forma industrial leva ingredientes químicos que favorecem a maciez e fazem com que ela seja prolongada. Além disso levam umectante e antimofo interno e externo, que estendem sua validade.
Como conservar melhor esses alimentos?
1)
As frutas e legumes devem ficar dentro da
geladeira para que continuem cheias de sabor e umidade, de preferência em sacos
fechados ou recipientes tampados.
2) O pão deve ser armazenado dentro de um saco
plástico bem fechado, longe do ar atmosférico para que não fique seco.
Mas vimos que existem ainda outras técnicas de conservação. Lembra-se? Aí vão elas: refrigeração, congelamento, salga, defumação e desidratação.
Transformação química por aquecimento
Quem não gosta de um ovo cozido, hein?
Pois nessa experiência vimos a reação química provocada pelo aquecimento da água onde os ovos de codorna fora colocados. Os ovos ficaram cozidos.
Aquecimento da água.
Resultado: Transformação química do ovo, que virou ovo cozido.
Que delícia! Agora é só saborear!
Podemos aquecer um alimento colocando-o diretamente no forno, em uma panela com água ou em uma panela com óleo. Em qualquer um dos casos esses processos transformam os alimentos de maneira irreversível, ou seja, eles não voltam ao estado que tinham quando estavam crus.
Transformação física da água por aquecimento
Aprendemos que:
- Ao ser esquentada a água começa a evaporar, passando do estado físico líquido para o gasoso.
- O vapor d' água ao entrar em contato com as paredes menos quentes do recipiente de vidro, se condensa e volta ao estado líquido. Ao atingir a placa de vidro que tampa o recipiente de vidro acontece o mesmo.
A água deixou de ser água quando passou de um estado para outro? Vimos que não.
Conclusões:
- A transformação da água do estado líquido para o gasoso ocorreu devido ao aumento de temperatura, ao aquecimento da água.
- A transformação do estado gasoso da água para o líquido ocorreu devido à diminuição da temperatura, ou seja, ao resfriamento d'água.
- Essa transformação da água de um estado para outro é física e reversível, pois muda de forma (estado) mas pode voltar a ser o que era antes de esquentar ou resfriar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário