Laboratório e sala de aula se completam e os alunos conseguem compreender o que estudam.
Efeito estufa
Simulamos no laboratório o efeito estufa.
A professora Letícia usou uma lâmpada, uma caixa forrada com papel alumínio e um
copo com água.
Os alunos do terceiro ano aprenderam sobre os gases do efeito estufa. O principal é o
gás carbônico ( CO2) . Ele transforma a luz em calor. Quanto maior a quantidade de gás
carbônico na atmosfera maior será a quantidade de calor na Terra. Outro gás do efeito
estufa é o metano.
O ar ocupa espaço
Colocamos um papel esmagado no fundo do copo e emborcamos o copo dentro
de um recipiente com água. O que será que acontecerá com ele?
Hipóteses, trocas de conhecimento e análise da situação vão ocorrendo entre os
alunos e a professora.
Até que o experimento chega ao fim e percebem que o papel continuou seco. Como??
Explicação: Quando o copo emborcado foi entrando dentro do recipiente, antes
de ser mergulhado na água, também foi entrando ar e ocupando o espaço vazio. Dessa forma a água não conseguiu entrar.
Conclusão: O ar ocupa espaço.
Além disso ele está em todos os lugares e podemos percebê-lo de diferentes maneiras
já que ele é incolor e inodoro.
de um recipiente com água. O que será que acontecerá com ele?
Hipóteses, trocas de conhecimento e análise da situação vão ocorrendo entre os
alunos e a professora.
Até que o experimento chega ao fim e percebem que o papel continuou seco. Como??
Explicação: Quando o copo emborcado foi entrando dentro do recipiente, antes
de ser mergulhado na água, também foi entrando ar e ocupando o espaço vazio. Dessa forma a água não conseguiu entrar.
Conclusão: O ar ocupa espaço.
Além disso ele está em todos os lugares e podemos percebê-lo de diferentes maneiras
já que ele é incolor e inodoro.
Foi muito legal a aula da leticia
ResponderExcluir