domingo, 6 de março de 2016

Aprender brincando, faz parte de nossa aprendizagem



      Objetivo: trabalhar o gênero do texto instrucional a partir de jogos trazidos por eles.
     Discutimos como as instruções são organizadas  para a compreensão do jogo e realização das ações necessárias para que se possa jogá-lo, bem como a importância das regras serem seguidas, não só para que se possa executá-lo, mas também como forma de evitar confrontos.
   Depois, foi o momento de colocar em prática, dividindo-se em grupos pelos jogos que lhes interessavam. Antes de jogar era preciso ler as instruções ou explicar aos amigos que não sabiam como jogar.
      Momento de brincadeira e de grande descontração!!!







                Em outro momento, partimos para o livro didático"Ligados 4 de Angélica Prado e Cristina Hülle- Editora Saraiva", que começa a unidade com o título"Quer jogar?".

               A brincadeira continuou com o jogo Três em linha, proposto pelo próprio livro, muito parecido com o Jogo da Velha.



                O tabuleiro foi produzido por eles e usamos tampinhas de refrigerante para jogá-lo.
               Adoraram e toda vez que esperam outra atividade ser iniciada, pegam para jogá-lo.
               Vale a pena experimentar!!!!

 









         
A partir daí, percebemos que os verbos de um texto desse gênero, por se tratar de uma orientação, aparecem quase sempre no modo imperativo ou no infinitivo. 
Fomos então buscar onde mais encontramos esse tipo de texto instrucional.
          Resultado: bulas de remédio, receitas, manual de aparelhos eletrônicos...
          Dessa forma,ficou fácil e prazeroso entender e reconhecer esse gênero e fazer uso dos verbos no infinitivo e imperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário