quarta-feira, 11 de março de 2015

Geografia

Quanta coisa já aprendemos!!!

Sobre o município:

  • Formado por uma área urbana e uma área rural.
  • É a menor unidade político-administrativa do nosso país.
  • Administrado por uma prefeitura.
  • É um espaço territorial dentro de um estado. 

E o estado?

  • É uma unidade federativa (UF), formado por um conjunto de municípios.
Veja o estado do Rio de Janeiro dividido em municípios:

                        


       Você vive no município do Rio de Janeiro, que está localizado no estado do Rio de Janeiro.
       Mas certamente já visitou outro (os) municípios do nosso estado. 
       Olhe o mapa e faça uma lista desses municípios conhecidos por você. 


Agora observe outro estado, Mato Grosso, formado por seus municípios:



Vários estados formam um país.

Aí está nosso grande país e seus estados!



E os limites entre os territórios?


  • Podem ser marcados por elementos naturais da paisagem ou podem ser artificiais, construídos pelas pessoas.

a)

Divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais


b)
Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu/Divulgação

No encontro dos rios Paraná e Iguaçu, é possível ver as fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai, com os respectivos obeliscos sinalizados pelas cores das bandeiras nacionais.


c)
Alexandre Santos/UOLRio Oiapoque
  • A fronteira marítima estende-se da foz do rio Oiapoque, no cabo Orange, na divisa do Amapá com a Guiana Francesa, ao norte, até o arroio Chuí, na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ao sul.


Praça Internacional. O obelisco está construído exatamente sobre a linha de fronteira entre Brasil e Uruguai.


Desafio:

Tente identificar em cada imagem que elemento faz a separação entre os territórios e de que tipo ele é (natural ou artificial)

fonte:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fronteiras-brasileiras-os-limites-do-nosso-territorio.htm

- Rama, Angela. Projeto Prosa: geografia, 4°ano/Angela Rama, Marcelo Moraes Paula – 2 ed.  – SP: Saraiva, 2011).
- http://www.escolakids.com/o-municipio.htm

Quer aprender mais sobre fronteiras?

       Veja imagens incríveis no site:

http://www.tudointeressante.com.br/2014/03/21-fotos-curiosas-mostrando-como-e-a-fronteira-entre-alguns-paises.html


9 comentários:

  1. Gostei dois sites bom para o nosso aprendizado

    ResponderExcluir
  2. urbana bandeiras,relogio,estatua,banco e asfalto.
    rural arvores

    ResponderExcluir
  3. Aída um estado é formado por vários municípios .

    ResponderExcluir
  4. EU ACHEI ESSA ESPERIÊNCIA MUITO INTERESSANTE QUE VOCÊ FEZ.
    Adorei saber sobre os rios que fazem fronteira com o Brasil e outros Países como: Paraguai,
    Uruguai e Argentina.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito porque eu nao sabia que varios estados formam um pais

    ResponderExcluir
  6. Eu achei que seria legal morar pertinho de um outro paìs era so eu andar um pouco e eu jà teria viajado mas sem pagar nada. Ia ser legal isso,e numa foto que eu vi tinha uma faixa pequena e era so você ultrapassar a linha que eu ja viagei. eu queria morar ai.

    ResponderExcluir
  7. A)placa artificial
    B)escultura artificial
    C)rio natural
    D)escultura artificial

    ResponderExcluir
  8. São Gonçalo,Niteroi, Duque de caxias,Nova iguaçu,Magaratiba que eu ja fui

    ResponderExcluir
  9. E artificial os elemento que faz

    ResponderExcluir